2001 Odisséia Espacial

By Arthur C. Clarke

| Paperback

Like 2001 Odisséia Espacial ?

2001: Odisséia Espacial é simultaneamente o livro mais fantástico, estranho, simbólico e talvez realista, no sentido de realidade futura, que foi produzido na literatura de ficção científica. Constitui, assim, uma exuberante oportunidade de seu autor Continue

2001: Odisséia Espacial é simultaneamente o livro mais fantástico, estranho, simbólico e talvez realista, no sentido de realidade futura, que foi produzido na literatura de ficção científica. Constitui, assim, uma exuberante oportunidade de seu autor apresentar um quadro - aliás nada otimista - do futuro da humanidade, dominada pelos instrumentos da técnica que ela própria criou, mas cujo controle lhe escapa por entre os dedos, numa angustiante confusão entre realidade e futuro, tempo e espaço, inteligência e transcendência.
2001 é o ano em que uma nave planetária - o "Discovery" - cruza o espaço para descobrir a origem de um instrumento que seres superiores, oriundos de outro planeta, colocaram na Terra para policiar os homens. Esta nave, prodígio da técnica, é supercomandada por um computador que se revela um tirano frio e implacável, que limita e escraviza a ação e a inteligência dos tripulantes da nave. Neste momento, que constitui o ponto culminante da "odisséia", trágico e caótico, surpreende-nos - como que num aviso aos homens - um terno sentimentalismo, fruto do reconhecimento das limitações da humanidade na sua ambição de dominar o Universo.

Loginor Sign Upto write a review