Memória de Minhas Putas Tristes

By Gabriel García Márquez

Like Memória de Minhas Putas Tristes ?

No ano que completei noventa anos, quis presentear-me com uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. E é assim, sem rodeios, que Gabriel García Márquez nos apresenta a história deste velho jornalista que escolhe a luxúria para provar a si me Continue

No ano que completei noventa anos, quis presentear-me com uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. E é assim, sem rodeios, que Gabriel García Márquez nos apresenta a história deste velho jornalista que escolhe a luxúria para provar a si mesmo, e ao mundo, que está vivo. Primeira obra de ficção do autor colombiano em dez anos, "Memória de Minhas Putas Tristes" desfia as lembranças de vida desse inesquecível e solitário personagem em mais um vigoroso livro de Gabriel García Márquez. O leitor irá acompanhar as aventuras sexuais deste senhor, narrador dessas memórias, que vai viver cerca de "cem anos de solidão" embotado e embrutecido, escrevendo crônicas e resenhas maçantes para um jornal provinciano, dando aulas de gramática para alunos tão sem horizontes quanto ele, e, acima de tudo, perambulando de bordel em bordel, dormindo com mulheres descartáveis, até chegar, enfim, a esta inesperada e surpreendente história de amor. Escolhido o presente, ele segue para o prostíbulo de uma pitoresca cidade e ao ver a jovem de costas, completamente nua, sua vida muda imediatamente. Quando acorda ao lado da ainda pura ninfeta Delgadina, o personagem ganha a humanidade que lhe faltou enquanto fugia do amor como se tivesse atrás de si um dos generais que se revezaram no poder da mítica Colômbia de Gabriel García Márquez. Agora que a conheceu, ele se vê à beira da morte. Mas não pela idade, e sim por amor. Para uns, "Memória de Minhas Putas Tristes" trata-se de uma reflexão romanceada sobre o amor na terceira idade. Para outros, é um hino de louvor à vida e, por extensão, ao amor, já que um não existe sem o outro no imaginário do Prêmio Nobel de Literatura de 1982. Sempre sublime, Gabriel García Márquez presenteia-nos com esta jóia narrativa repleta de sabedoria, memória e bom humor, que confere ainda mais brilho à sua genialidade literária.

E' una storia sconvolgente, novantenne, ragazza vergine, desiderio ai margini del platonico, una vita in cerca della missione da compiere, dell'emozione da vivere, insomma alla ricerca di un senso che non si trova.
    E' certamente sconcertante e colpis ...(continue)

E' certamente sconcertante e colpisce nei toni e nelle riflessioni di una vita vista quasi dalla fine.
    Bello perchè mette in risalto la bellezza di essere vivi e di riuscire ad ardere di sentimento.
    Linguaggio di Marquez come sempre fa breccia.

Nasten'kà said on Aug 18, 2014 | Add your feedback

Geniale compendio di una lunga vita in cerca di coronamento. Momento che arriva ma stravolge quel che fino ad allora poteva valere ed essere centrale nel protagonista. Tocco magistrale di un grande scrittore, un grande conoscitore del mondo sudamericano e incantatore inarrivabile.

Mr.Jingles said on Aug 8, 2014 | Add your feedback

Delusione

Ho amato molto Márquez di Cent'anni di solitudine e L'amore ai tempi del colera e non lo ritrovo in queste pagine... nè trovo una nuova grandezza.

Cinciully said on Jul 15, 2014 | Add your feedback

Una storia particolare fatta di tinte forti proprio perché nasce quando il protagonista è vicino alla morte. Il folle e immorale regalo che un vecchio si vuole fare si trasforma in un amore che non sembra amore e che forse non è amore ma che alla fine diventa tutto. Diventa ciò che almeno una volta nella vita bisogna avere il coraggio di vivere.
    Non c'è età, non c'è impedimento e non c'è paura che possa frenare tutto questo.
    Romanzo forse irriverente ma che, se letto con il giusto occhio, nasconde molta dolcezza e un'infinita poesia.
    Malinconico e molto bello.

Ste said on Jul 12, 2014 | Add your feedback

Memoria de mis putas tristes (2004)

Ennesima variazione sul tema del nonnetto che vuol farsi la minorenne vergine per provare o ritrovare e godere appieno e per l'ultima volta della virilità perduta. Mann e Kawabata sospirano all'orizzonte. Il romanzo è mediocre. E inevitabilmente pate ...(continue)

Ennesima variazione sul tema del nonnetto che vuol farsi la minorenne vergine per provare o ritrovare e godere appieno e per l'ultima volta della virilità perduta. Mann e Kawabata sospirano all'orizzonte. Il romanzo è mediocre. E inevitabilmente patetico.

VittorioC said on Jul 10, 2014 | Add your feedback