Pedras Ensanguentadas

By Donna Leon

| Mass Market Paperback | 9789896570972

Like Pedras Ensanguentadas ?

Sempre atenta aos principais temas da actualidade, em Pedras Ensanguentadas Donna Leon recorre à sua célebre personagem, o Comissário Guido Brunetti para alertar os leitores para os meandros da emigração ilegal.
Numa noite gelada de Inve Continue

Numa noite gelada de Inverno, poucos dias antes do Natal, um vendedor ambulante africano é assassinado em pleno Campo Santo Stefano. Porque quererá alguém matar um subsaariano vendedor de carteiras de contrafacção? A resposta mais óbvia é aquela que indica um possível ajuste de contas, mas será apenas isso?
Quando Burnetti começa a investigar o caso descobre que há um pacto de silêncio entre os imigrantes ilegais e que as motivações por detrás daquele crime têm implicações bem mais profundas.
Na verdade, há assuntos económicos e políticos, tráfico de armas e atitudes racistas por esclarecer. Analisa-se o comércio internacional e a segurança do Estado. E nunca Donna Leon se revelou tão envolvida na política quanto nesta obra. Este é um livro incisivo e implacável.
Confirmando mais uma vez a sua faceta de exímia contadora de histórias, Pedras Ensanguentadas é um mistério perfeito, um retrato sedutor da Veneza contemporânea e um olhar inquiete sobre a emigração.

"Pedras Ensanguentadas" - Donna Leon

… há demasiado sangue nessas pedras …

A história centra-se na emigração ilegal, passando um pouco pela venda de artigos contrafeitos e terminando na corrupção, sendo este o mote principal de todo o enredo.
    É um policial leve, que nos dá a ...(continue)

… há demasiado sangue nessas pedras …

É um policial leve, que nos dá a conhecer Veneza através das suas ruas e locais de referência, onde o crime acontece precisamente a quem menos se espera e muito menos pelos motivos que foram.

“É fácil crescer sem preconceitos raciais numa sociedade na qual existe apenas uma raça.”

Guido Brunetti vê-se a braços com a morte de um vu cumprá (imigrante ilegal), a quem aparentemente ninguém daria importância porque no fundo este tipo de pessoas eram vistas como meros fantasmas, só que de repente começa a haver demasiadas pessoas interessadas em “resolver” este caso.
    Mas apesar de todas as adversidades, Brunetti insiste, quase a título pessoal, em descobrir o porquê desta morte e, ao mesmo tempo, qual o interesse de outras entidades neste homicídio, e para isso vai contar com a ajuda de bons amigos e da sua influência junto a outros. Para chegar, apenas a uma conclusão: que quando interesses maiores se levantam tudo pode ser feito, independentemente do caminho que se precise percorrer para os alcançar.

“…a lembrança de quão pouco a humanidade mudara em quase dois milénios.”

Marta_PP said on Oct 22, 2010 | Add your feedback

• Mass Market Paperback 288 Pages